Acesso Restrito
Login:
Senha:

Esqueceu sua senha ?

 
Central de Admissão (69) 3211-6032


                                                
Rondônia, quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
  Pedagogia
Edital de Vestibular 2018 e Manual do Candidato
O Curso
Objetivos
Projeto Pedagógico
Grade Curricular
Corpo Docente
Estágio Supervisionado
Atividades Independentes
Normas do TCC
Fale com a Coordenação
Outras Informações
Horário de Aulas
O Curso


Duração: 8 semestres
Carga Horária: 3.200 horas
Turno: Noturno
Nº de Vagas: 100 por ano
Regime de Matricula: Seriado semestral
Reconhecimento: Portaria nº 3218 de 20/09/05, publicada no DOU de 21/09/05.
O Curso de Pedagogia da Faculdade Porto Velho, forma profissionais da educação comprometidos com a melhoria da educação brasileira, capazes de compreender o significado social e político do seu trabalho, do papel da escolarização no processo de democratização da sociedade, bem como do caráter político de toda a educação. O curso habilita para o exercício do Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. A composição de sua grade curricular permite aos seus egressos o desenvolvimento de competências para atuar na educação inclusiva, ou com jovens em situação de risco social.

O Curso fornece às bases necessárias através do incentivo a pesquisa para a formação do profissional reflexivo, capaz de questionar sua própria prática e o contexto no qual está inserido, conquistando uma profissionalidade autônoma e responsável, necessário ao educador desse novo tempo.

A PROFISSÃO PEDAGOGO

O Pedagogo é considerado um estudioso das ciências da educação e da docência. O pedagogo é um profissional extremamente versátil, embora sua atuação principal seja a docência, sua atuação envolve ainda a pesquisa, a consultoria pedagógica, podendo desempenhar outras atividades relacionadas à educação e ao ensino como, por exemplo, a coordenação de equipes, acompanhamento, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino. A elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeo, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros) também integram seu campo de atuação.

Essa versatilidade faz do pedagogo um profissional com alta empregabilidade, visto que pode atuar tanto na docência ou como Pedagogo Organizacional em Empresas públicas e privadas (no treinamento e capacitação de funcionários), organizações não governamentais (em treinamento de recursos humanos, seleção de candidatos), editoras (na coordenação de publicações didáticas e paradidáticas) e em até hospitais (como arte-educador, realizando atividades com as crianças internas na brinquedoteca) ou ainda prestando assessoramento nas políticas de desenvolvimento de RH.

ESTRUTURAS DE APOIO

No curso de Pedagogia o aluno possui um qualificado corpo docente. A Porto oferece apoio pedagógico para seus acadêmicos desenvolverem seus estudos e pesquisas, em especial contando com uma excelente e moderna biblioteca, laboratórios de informática com modernos recursos tecnológicos. A Porto possui ainda parceria com a Rede Pública de Ensino, constituindo-se num vasto campo de pesquisa e de aprimoramento da prática pedagógica na realização dos estágios. A Porto dispõe ainda de um excelente complexo esportivo a disposição dos acadêmicos.

POR QUE FAZER PEDAGOGIA NA PORTO

O Currículo do Curso de Pedagogia encontra-se organizado em eixos desenvolvidos de forma interdisciplinar ao longo de todo o curso, são eles: 1. A construção do pensamento científico acadêmico; 2. Comunicação e linguagens alternativas; com destaque para Língua Brasileira de Sinais e Braile, 3. A construção do pensamento pedagógico; 4. O sujeito e a construção do conhecimento; 5. A organização pedagógica da escola e os componentes curriculares; 6. Os componentes curriculares e a pesquisa; 7. A construção da prática pedagógica e a intervenção no cotidiano como fator de transformação e 8. A amplitude do trabalho educativo junto às problemáticas sociais.

Tais eixos permitem aos acadêmicos de Pedagogia uma visão holística do processo educativo, numa dialética permanente entre o conhecimento teórico apreendido e prática concreta percebida nas escolas nas instituições em que realizam estágio ou que servem como campo de observação em atividade de pesquisa, contribuindo para operar as mudanças na visão de mundo dos acadêmicos iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, na qual os fatos são relacionados, analisados e interpretados na articulação entre o empírico e a teoria.


A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso tem a pesquisa como viés de desenvolvimento profissional do pedagogo, canal privilegiado de reflexão sobre a própria prática e de construção de conhecimento. De igual maneira tem a formação continuada como competência desenvolvida a partir da formação inicial, através da participação de cursos de Extensão, Seminários, Colóquios ofertados por esta IES e participações em Congressos ofertados por outras Instituições de fomento a pesquisa e ao trabalho acadêmico. A Porto ainda oferece aos formandos do curso de Pedagogia inúmeras oportunidades de especialização como: Psicopedagogia, Educação Infantil, Metodologia do Ensino Superior, Gestão e orientação Educacional, Currículo, Educação Especial, Libras, Desenvolvimento e Análise de Projetos e outros.


A Faculdade

Estrutura

Assessoria de Comunicação

Institucional

Ensino

Engenharia

Gestão de Negócios

Educação

Tecnologia

 

 

Pós Graduação

Publicações

FGV

 

 

 

Contatos

Rede Sociais

 / vocenaporto
/ vocenaporto
/ TVportoTV

 




Faculdade Porto
Rua Paulo Freire, nº 4767 - Bairro: Flodoaldo Pontes Pinto
Porto Velho – Rondônia - Fone: (69) 3211-6000